domingo, 26 de abril de 2009

O Dia da Terra



O Dia da Terra foi comemorado no dia 22 de abril , mas ainda assim é uma data que não recebeu muitos atos públicos em pró do planeta - ao menos aqui no Brasil. Considerando que tudo o que conhecemos pode acabar em um curto espaço de tempo deveríamos repensar sobre isso.
Esse dia deveria ser tratado com mais ênfase por governantes, pois é necessário elevar a consciência humana ao nível de que precisamos mudar agora. O nível das águas vai subir e não vai demorar, epidemias se espalharão drasticamente, haverá fome, destruição e muito mais.
Não sou a favor de um culto ao planeta , nem é preciso, mas aproveitar essa data e fazer dela um símbolo para a vida. Uma data importante para que as pessoas reflitam se o que estão fazendo está ajudando ou piorando o planeta, porque cada um tem responsabilidade no que faz.
Abaixo um vídeo da Carta da Terra Brasil, extensão brasileira do movimento The Earth Charter.







.

domingo, 1 de março de 2009

Bom começo



Uma boa notícia em vários sentidos foi anunciada: carregador de celular terá modelo universal, entradas USB (aquelas usadas em computadores). Primeiro, não precisaremos ter vários carregadores quando trocarmos de aparelho celular. Segundo, diminuirá o impacto no meio ambiente provocado pelo lixo eletrônico.
O lixo eletrônico é um problema grave. Dados de 2007, publicados pela Universidade Metodista, com base em relatórios do Greenpeace, estimam que no Brasil sejam produzidos cerca de 20 a 50 milhões de toneladas de sucata eletrônica ao ano.
Como a maior parte é jogada no lixo juntamente com outros resíduos, o destino desse material, infelizmente, vai parar em aterros e acabam contaminando lençóis freáticos.
Poucos sabem, mas esses aparelhos apresentam componentes que provocam danos à saúde e ao meio ambiente, como mercúrio, zinco, platina e tantos outros. Um deles é o chumbo, que se acumula em cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins.
Mas o que falta mesmo é mais divulgação sobre maneiras adequadas de como descartar esse tipo de material.
Algumas iniciativas já estão sendo feitas . Ano passado, por exemplo, houve em São Paulo o Mutirão do Lixo Eletrônico para recolher pilhas, celulares e baterias velhas. A iniciativa foi da Secretária do Meio Ambiente.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Uma guerra anunciada

O desperdício que consequentemente gera a escassez de recursos naturais, como a aguá, pode provocar conflitos internos em muitos países.
Um relatório da PNUMA ( Programa da ONU para o Meio Ambiente) aponta que ao menos desde 1990 cerca de 18 conflitos violentos, em países africanos, foram gerados pela falta de água.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ainda resta tempo

A natureza sofre diante dos estragos ambientais que a sociedade faz há décadas


Percebo que a maior extinção que ocorreu ao longo dos anos é a da consciência humana:
abusamos do que recebemos com abundância, mas um dia acabará.
Estamos vivendo dias em que a natureza está revelando sua fúria. No Brasil , por exemplo, o estado de Santa Catarina no ano de 2008 foi alvo de fortes chuvas que causaram sérios danos a população. Tão logo foi a vez do estado de Minas Gerais, para contabilizar muitos mortos.
As pessoas se mostram preocupadas com o meio ambiente.Afinal, precisamos mesmo é ter otimismo. Entretanto, o que vemos anunciar todos os dias não é o esperado.
As previsões são as mais sinistras que podemos imaginar:secas, chuvas com maiores intensidades, entre outras tragédias , entre elas a extinção da raça humana.

Parece exagerado , mas não é. Já foi comprovado que regiões inteiras poderão desaparecer devido ao derretimento das camadas de gelo na Antártida.
Se não mudarmos hábitos desde já não hávera diminuição dos impactos ambientais e só assim começaremos a fazer a nossa parte antes que seja tarde demais.