domingo, 1 de março de 2009

Bom começo



Uma boa notícia em vários sentidos foi anunciada: carregador de celular terá modelo universal, entradas USB (aquelas usadas em computadores). Primeiro, não precisaremos ter vários carregadores quando trocarmos de aparelho celular. Segundo, diminuirá o impacto no meio ambiente provocado pelo lixo eletrônico.
O lixo eletrônico é um problema grave. Dados de 2007, publicados pela Universidade Metodista, com base em relatórios do Greenpeace, estimam que no Brasil sejam produzidos cerca de 20 a 50 milhões de toneladas de sucata eletrônica ao ano.
Como a maior parte é jogada no lixo juntamente com outros resíduos, o destino desse material, infelizmente, vai parar em aterros e acabam contaminando lençóis freáticos.
Poucos sabem, mas esses aparelhos apresentam componentes que provocam danos à saúde e ao meio ambiente, como mercúrio, zinco, platina e tantos outros. Um deles é o chumbo, que se acumula em cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins.
Mas o que falta mesmo é mais divulgação sobre maneiras adequadas de como descartar esse tipo de material.
Algumas iniciativas já estão sendo feitas . Ano passado, por exemplo, houve em São Paulo o Mutirão do Lixo Eletrônico para recolher pilhas, celulares e baterias velhas. A iniciativa foi da Secretária do Meio Ambiente.